O QUE FAZER
A Casa do Fasco, inserida num projeto de agroturismo, pretende oferecer com o tempo várias atividades relacionadas com as tradições castrejas. Neste momento, brindamos a possibilidade de conhecer de perto a vida das abelhas no seu habitat natural porque a apicultura sempre foi uma tradição graças à qualidade do mel de urze local.
Sabia que as abelhas são os insetos polinizadores mais importantes do
mundo? E que para produzir meio quilo de mel, estas beldades têm de
visitar mais de dois milhões de flores?
Se quiser fazer uma visita guiada ao nosso apiário, podemos garantir que será uma experiência inesquecível!
Os amantes das caminhadas e do ar livre podem escolher diferentes trilhos que decorrem por inverneiras e brandas, restos de calçada, pontes romanas, riachos, cascatas magníficas ou perenes florestas verdejantes e frondosas. São caminhadas que encantam e restabelecem a harmonia e paz entre o corpo, a mente e o espírito. Se tiver sorte pode deparar-se com alguns exemplares da flora e fauna autóctones do PNPG: os cavalos garranos, o lobo ibérico, as cabras montesas, ou a raríssima víbora seoane melânica
Os curiosos do património cultural não podem deixar de visitar o núcleo museológico de Castro Laboreiro, uma amostra d a vida e das tradições locais, onde se destaca o traje típico das mulheres castrejas. O povo de Castro chegou a falar um dialeto próprio, hoje perdido. O Solar do Alvarinho, na vila de Melgaço também aguarda a sua visita.
Se quiser desfrutar de umas vistas de tirar o fôlego não pode ir embora sem subir às ruínas do castelo de Castro Laboreiro. Nos dias limpos a vista alcança as serras da vizinha Galiza.
A 1 km da casa montanha acima encontra-se o pântano da Ramisqueira
com paisagens lindas e água fresca caso queira refrescar-se nos dias
quentes do verão.
O planalto castrejo é outra opção muito interessante onde irá encontrar restos de monumentos megalíticos. O Santuário da Peneda, o Gerês, o Soajo são visitas a não perder.
Os amantes dos desportos radicais vêm ao sítio certo. Circuitos canyoning e caminhadas aquáticas no rio Laboreiro, rafting no rio Minho, salto pendular, arvorismo ou escalada são atividades que poderá disfrutar em completa segurança.
Para repor energias, experimente as delícias locais e regionais, como os bifes de presunto ou o bacalhau com broa acompanhado com o inconfundível néctar da sub-região de Monção e Melgaço: o vinho Alvarinho, um dos vinhos mais apreciados em todo o mundo.